Food News Latam - IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (IXCBAI)

 

facebook  Twiter  GooglePlus In Youtube

IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (IXCBAI)

Agricultura Brasil

A Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), no período de 11 a 14 de agosto de 2015, promoverá, no Centro Histórico de Pelotas, o nono Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (IXCBAI), tendo como tema Ciência e Tecnologia para a Otimização da Orizicultura.

congreso Arroz IrrigadoA realização do Evento está a cargo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e co-promoção da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e das Universidades Federais de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

As conferências e painéis serão realizados no Theatro Guarany, cuja construção remonta dos anos 1920/1921, com projeto de Stanislau Szarfarki, e possui acomodações para 1200 pessoas. Além do conteúdo técnico-científico pretende-se, nesta edição do CBAI, possibilitar aos participantes conhecer “um pouco mais” da história e arquitetura da região de Pelotas (http://www.pelotasturismo.com.br), via a realização de seções plenárias também em outros prédios históricos da cidade, como a Prefeitura Municipal e Biblioteca Pública.

Neste Evento, inerente à cadeia orizícola, estratégica no contexto sócio-econômico e de segurança alimentar, do MERCOSUL, Brasil e estado do Rio Grande do Sul, buscar-se-á, ainda, o resgate de aspectos históricos e culturais da orizicultura no município de Pelotas, que foi um dos pioneiros na tecnificação das lavouras e, ao longo do tempo, um gerador de ciência e tecnologia para o setor, desde a fundação, em 1883, de uma das mais antigas Escolas de Agronomia do País em atividade, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, antes conhecida por “Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática”.

Adicionalmente, aos aspectos históricos e culturais, pretende-se expor a relevância da orizicultura para a economia da região de Pelotas, que além de um setor produtivo expressivo, abriga um dos mais destacados pólos industriais do cereal na América Latina.

Com base no tema do Congresso, buscar-se-á estimular a discussão e a intensificação de pesquisas de vanguarda, que viabilizem o rompimento da barreira de conhecimento científico e tecnológico atualmente à disposição da orizicultura, de modo a reduzir entraves e fornecer novos elementos que promovam maior eficiência produtiva, voltada ao aumento de competitividade e ao alcance da sustentabilidade do setor.

Este documentário relata a história da Embrapa Arroz e Feijão, contada por alguns de seus pioneiros, que iniciaram o Centro de Pesquisa e que atuam na Embrapa.

Suscribase Newsletter semanal food

ING  CARN 

PAN z CON  

Nuevos Productos

 

 Exberry logo PP

  Logo BC30   Logo Wellmune

    Rousselot Peptan

  Agropur Logo        Beneo logo

Logo Tomra

  .   

|