Food News Latam - Laticínios do RJ interessados em produtos derivados de leite de cabra

 

facebook  Twiter  GooglePlus In Youtube

Laticínios do RJ interessados em produtos derivados de leite de cabra

Brasil Lácteos

"Encontramos uma forte demanda dos laticínios por novos produtos, o que cremos está associado à crescente demanda por derivados de leite de cabra", revela Karina Maria Olbrich dos Santos. Ela constatou a demanda ao realizar com André Dutra um levantamento e visitas técnicas a unidades processadores de leite de cabra no estado do Rio de Janeiro para escolher um laticínio para realizar a validação em escala industrial da produção de um queijo cremoso probiótico.

Embrapa Laticinios RJ leite cabra

Após o levantamento e visitas aos laticínios, a equipe selecionou o Capril Rancho Grande, em Nova Friburgo, onde a validação foi iniciada.

O trabalho de validação inclui a produção do queijo no laticínio e a realização de análises físico químicas e de viabilidade da bactéria probiótica durante o período estimado de vida de prateleira do produto, cerca de dois meses.

Segundo Karina, "A legislação exige que haja uma certa concentração de bactérias viáveis (vivas) e que ela sobreviva às condições do trato gastrointestinal". O produto foi submetido à avaliação sensorial de consumidores em um supermercado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro assim como no Ceará e aprovado. Segundo a pesquisadora Rosires Deliza, responsável pelo teste sensorial, buscou-se um público consumidor de classe média a média alta e o queijo cremoso foi o mais bem aceito.

A validação deste produto e de outros dois - queijo coalho defumado e queijo coalho com óleo de pequi – desenvolvidos em escala experimental em conjunto com a Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Agroindústria Tropical, também está sendo realizado em João Pessoa, no estado da Paraíba que, como o Rio de Janeiro, possui considerável bacia leiteira caprina. O Rio se destaca mais pelo processamento do que pelo volume de produção de leite, ao contrário da Paraíba. No Sudeste, Minas Gerais e São Paulo também têm expressiva produção, assim como o Rio Grande do Norte no Nordeste.

Mais informações sobre o tema: www.embrapa.br

Suscribase Newsletter semanal food

ING  CARN 

PAN z CON  

Nuevos Productos

 

kiwienzyme logo 

Beneo logo Hawkins logo

 Sensient logo 

doehler logo     Logo

 

  

|